segunda-feira, 2 de julho de 2012

Raf Simons estreia-se na casa Dior

Tal como milhares de pessoas o farão (e já fizeram!), vou escrever a minha opinião sobre a primeira colecção desenhada pelo Raf Simons para a Dior. A minha opinião é sempre suspeita, porque sou um fã incondicionável do designer, admirando imenso todo o seu trabalho tanto em nome próprio como para a casa Jil Sander.

Uma grande espera e curiosidade pela parte de tanta gente que segue a casa Dior, levou a um crash de praticamente todos os sites com apresentação quase em tempo real, como o NowFashion. Já apareceram bastantes ícones a dizer que foi obra de John Galliano, facto que me divertiu bastante apesar de ser uma piada.


Passando para o desfile em si. Uma sala lindíssima, decorada na perfeição. Ninguém esperava menos, penso. As caras habituais das filas da frente. Adorei a cara do designer Alber Elbaz durante todo o desfile, sempre em plano no vídeo apresentado pela própria Dior.





O desfile em si, deixou-me francamente satisfeito com este primeiro momento de colaboração do designer para a Dior. Não esperava outra coisa, mas é de facto uma conjugação no mínimo inédita. Ainda estamos todos a pensar no Galliano, no seu passado e no seu futuro. Mas como o trabalho do mesmo foi decrescendo nos últimos anos, na minha opinião, por enquanto não lhe sinto grande falta.

Remetendo para a original sensualidade e feminilidade da Dior, Raf Simons conseguir trazer o seu minimalismo e conjuga-lo na perfeição com a história da casa. Acho que ninguém devia estar à espera da teatralidade de Galliano, tal nem fazia sentido nem por ser um designer totalmente diferente, tanto pela mudança de paradigmas que anda a acontecer na moda. Se já nem a casa Lacroix tem alta costura, duvido que este mercado esteja comercialmente interessado em peças quase só de fantasia, com pouca utilidade prática. Existirá sempre trabalho nessa área, mas este movimento de alteração do que a alta costura anda a criar, é importante para que pelo menos ela não morra na totalidade.









Os fatos de corte impecável, as silhuetas elegantíssimas, os padrões a imitar tie-dye, as cores e os materiais muito bem escolhidos, trouxeram a alta costura para a nossa actualidade. Esperam-se mais momentos destes! Aqui fica o link para quem quiser ver a colecção na íntegra.

Sem comentários:

Enviar um comentário